Pages

12 de ago. de 2010

L1- 30.Para onde você acha que caminha o futuro dos computadores? Quais os fatores que você levou em consideração para formar a sua opinião?

Acredito que no futuro o computador venha a ter um papel maior em nossas vidas, como ferramenta de educação principalmente, seu uso deixará de ser meramente para negócios ou hobby, mas fará parte da educação através do ensino colaborativo e da educação a distância. O compartilhamento de informações na Internet é muito importante para o desenvolvimento educacional, é como uma grande enciclopédia formada por pessoas do mundo inteiro. A educação a distância vem provando que com empenho é possível construir uma formação sólida dependendo somente da vontade de aprendizagem do usuário. Além disso, acredito que o software livre e os movimento a favor do compartilhamento de músicas, vídeos e documentos ganhará mais força, movimento este, que já tem grande alcance, afinal estamos rumando á um mundo livre, onde o conhecimento advém do compartilhamento.

Link para a matéria.

L1- 29.Quais são, na sua opinião, as razões pelas quais a revolução dos computadores progrediu tanto em tempo tão curto?

A necessidade de se ter uma comunicação mais rápida e o crescente avanço da tecnologia permitiu que os computadores evoluíssem também, já que se tornaram instrumentos indispensáveis a nossas vidas com o passar dos anos. A criação de novos computadores, cada vez mais completos e com mais funcionalidades, além de garantir uma comunicação mais eficaz, garante negócios mais lucrativos. Numa sociedade capitalista, tempo é literalmente dinheiro, e portanto quanto mais rápido e mais evoluído um computador, mais lucro existe.


Link para a matéria.

L1- 28.Como podem ser classificados os computadores quanto à característica de construção, quanto ao princípio de construção (natureza), quanto ao âmbito e quanto ao porte? Descreva as características de cada uma das categorias.


  • Quanto à característica de construção:
    • 1ª GERAÇÃO: computadores baseados em tecnologia de VÁLVULA
    • 2ª GERAÇÃO: computadores baseados em tecnologia de TRANSISTOR
    • 3ª GERAÇÃO: computadores baseados em tecnologia de CIRCUITO INTEGRADO.
  • Quanto ao princípio de construção:
    • Analógico
    • Digital
    • A diferenciação entre o que chamamos de computador analógico e computador digital é que os analógicos realizam operações aritméticas por meio de analogia (sistema de representação de fenômenos por meio de pontos de semelhança), ou seja, não trabalham com números ou símbolos que representem os números, eles fazem analogia direta entre as quantidades; eles medem as quantidades a serem trabalhadas, tendo, portanto, uma analogia entre os valores com os quais pretende trabalhar e os valores internos da máquina.
      Já os computadores digitais trabalham diretamente com números, ou seja trabalham realizando operações diretamente com os números, enquanto os analógicos medem.
  • Quanto ao âmbito:
    • Propósitos Gerais
    • Propósitos Específicos
  • Quanto ao porte:
    • Supercomputadores
    • Mainframes
    • Minicomputadores
    • Estações de Trabalho
    • Computadores Pessoais

L1- 27.Quais os componentes de um sistema de computação?

Um sistema de computação está organizado em 3componentes: o hardware e o software e o peopleware.

L1- 26.O que é um sistema de Computação?

Um sistema de computação é, obviamente, um sistema que realiza computações.
Computações são, abstratamente, transformações solicitadas produzidas por um sistema (de computação), sobre elementos de entrada, com o objetivo de produzir elementos na saída, de uma forma coerente, desejável e previsível. Isto é, uma computação tem que produzir resultados úteis a um utilizador ou usuário. 


L1- 25.O Que quer dizer WWW? E HTML?

  • World Wide Web ,que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW)
  • HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto

L1- 24.Em 1990 a Microsoft teve um lançamento de impacto,qual?

A Microsoft lançou no mercado o Windows 3.0, que executava vários programas ao mesmo tempo. O programa integrava 16 cores e mais memória que o anterior, o que atraiu um número expressivo de usuários do MS-DOS.


Link para a matéria

L1- 23.Em 1981 a IBM introduziu o PC no mercado, qual o software básico deste PC?

Todos os IBM PC incluíam um pequeno programa armazenado em ROM. O IBM PC original possuía 40 Kb de ROM, dos quais 8 Kb eram para o power-on self-test (auto-teste de inicialização) e o BIOS, e 32 Kb para o IBM Cassette BASIC. O interpretador BASIC em ROM era a interface-padrão do usuário se nenhum disco de boot do DOS fosse encontrado na inicialização. O Microsoft BASICA era distribuído em disquetes e fornecia um modo de rodar o BASIC em ROM sob controle do PC-DOS.




Link para a matéria

L1- 22.Quais as características do Apple II?

O primeiro Apple II foi vendido em 5 de Junho de 1977, equipado com um processador MOS Technology 6502 com um clock de 1 MHz, 4 KB de memória RAM, um interface para cassetes áudio e uma ROM que incluía um interpretador de BASIC. O controlador de vídeo apresentava 24 linhas com 40 colunas de carateres (apenas letras maiúsculas), com saída NTSC para um monitor ou, através de um modulador RF, para uma televisão. Os utilizadores podiam gravar e carregar os programas a partir de um gravador de cassetes áudio. O preço de venda variava entre USD $1298 (com 4KB RAM) e USD $2638 (com 48KB RAM).

L1- 21.Quais as antecessoras da Internet?

A Arpanet foi a primeira internet conhecida. Em 1985 a Fundação de Ciência Nacional dos EUA criou a NSFNET, que era constituída por uma série de redes destinadas à educação e investigação. Baseada nos protocolos da ARPANET, a NSFNET criou uma infra-estrutura que permitia a ligação gratuita, em rede, das instituições de ensino e de pesquisa.


L1- 20.O código ASCII foi criado em 1963,para que ele era utilizado?

O código ASCII uma codificação de caracteres de oito bits baseada no alfabeto inglês. Os códigos ASCII representam texto em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto. Desenvolvida a partir de 1960, grande parte das codificações de caracteres modernas a herdaram como base.


L1- 19.Qual a diferença entre linguagem de alto nível e linguagem de máquina?

A de Alto Nível é aquela linguagem visualizada e entendida pelo usuário final, ou seja, a linguagem que está por trás dos softwares... A de Máquina (Baixo Nível) é aquele que se comunica diretamente com o hardware, as linguagem altas tendem a fazer com que os usuários tenham cada vez mais facilidades em comandar o computador, mas, elas geram códigos de "baixo nível" para que o hardware entenda e execute o comando desejado.

L1- 18.Qual foi o primeiro computador comercializado?

O Univac foi o primeiro computador comercializado. Projetado por J. Presper Ecker e John Mauchly, executava 1905 operações por segundo.


L1- 17.O que marcou o início da "Era do Computador?

Em 1930, os cientistas começaram a progredir nas invenções de máquinas complexas, sendo que o Analisador Diferencial de Vannevar Bush anuncia a moderna era do computador. Em 1936, Allan Turing publica um artigo sobre "Números Computáveis" e Claude Shannon demonstra numa tese a conexão entre lógica simbólica e circuitos elétricos. Em 1937, George Stibitz constrói em sua mesa de cozinha um "Somador Binário".

Link para a matéria

L1- 16.O que foi o Memex?

A meta do Memex, era “traçar trilhas”, trilhas nas quais ficassem registradas todas as informações adquiridas e que fosse possível retomá-las de qualquer ponto que parassem. O usuário do Memex poderia portanto, traçar uma trilha de pesquisa e traçar trilhas paralelas a esta, caso um outro usuário quisesse continuar ou criar uma nova trilha com assuntos relacionados à pesquisa anterior, este poderia ver toda a linha de pesquisa que foi traçada pelo primeiro usuário.

L1- 15.Por que foram criadas as linguagens de programação?

Uma das principais metas das linguagens de programação é permitir que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código de máquina). Assim, linguagens de programação são projetadas para adotar uma sintaxe de nível mais alto, que pode ser mais facilmente entendida por programadores humanos. Linguagens de programação são ferramentas importantes para que programadores e engenheiros de software possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez.

L1- 14.O que significava a seguinte expressão: “O computador processaria os dados de acordo com as necessidades do usuário”?

As instruções não viriam pré-determinadas, cada usuário é que deveria passar para o computador suas necessidades e construir formas para receber as respostas do computador.




Link para a matéria

L1- 13.Quais eram as características básicas da arquitetura proposta por John von Neumann?

  1. Codificar as instruções de uma forma possível de ser armazenada na memória do computador. Von Neumann sugeriu que fossem usados uns e zeros.
  2. Armazenar as instruções na memória, bem como toda e qualquer informação necessária a execução da tarefa, e
  3. Quando processar o programa, buscar as instruções diretamente na memória, ao invés de lerem um novo cartão perfurado a cada passo.

L1- 12.Quais as características do primeiro computador eletromecânico?

HOWARD AIKEN apresentou a idéia do computador MARK I para THOMAS WATSON, IBM, que o construiu juntamente com a Marinha America. Até 1944, ficou como segredo militar e, somente após a guerra foi divulgado. Algumas de suas características:

    • 2,5 metros de altura;
    • 18 metros de comprimento;
    • 30 toneladas;
    • 700 quilômetros de cabos.

L1- 11.O que caracterizava o Teste de Turing?

 O teste consistia em submeter um operador, fechado em uma sala, a descobrir se quem respondia suas perguntas, introduzidas através do teclado, era um outro homem ou uma máquina. Sua intenção era de descobrir se podiamos atribuir à máquina a noção de inteligência.

L1- 10.O que representou Alan Turing para a computação?

Alan Turing, conhecido como pai da Ciência da Computação, inventou a Máquina de Turing, que posteriormente evoluiu para o computador moderno.

L1- 9.Qual o grande feito do Inglês George Boole?

George Boole (1815-1864) publicou em 1854 os princípios da lógica booleana, onde as variáveis assumem apenas valores 0 e 1 (verdadeiro e falso), que passou a ser utilizada a partir do início do século XX.


L1- 8.Quem criou o primeiro computador mecânico? Como ele era fabricado? Como ele funcionava?

O primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuse (1910-1995). Em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relés que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Há uma grande polêmica em torno do primeiro computador. O Z-1 é considerado por muitos como o primeiro computador eletro-mecânico.

L1- 7.Como eram os primeiros computadores?

Os primeiros computadores da década de 1940 possuíam somente dois níveis de linguagem de programação: o nível da linguagem de máquina, no qual toda a programação era feita, e o nível da lógica digital, onde os programas eram efetivamente executados. Com Wilkes, em 1951, surgiu a ideía de se projetar um computador a três níveis, a fim de se simplificar o hardware. Esta máquina tinha um programa denominado interpretador armazenado permanentemente, cuja função era executar os programas em linguagem de máquina. O hardware assim poderia ser simplificado: teria apenas que executar um pequeno conjunto de microinstruções armazenadas, ao invés de todo o programa em linguagem de máquina, o que exigia menos circuitos eletrônicos. A partir daí começam a evoluir as linguagens e as arquiteturas das máquinas, impulsionadas, principalmente, pelo aparecimento de um novo conceito na História da Computação: os Sistemas Operacionais.




Link para a matéria

L1- 6.O que representam Ada Byron King e Grace Murray Hopper na evolução da computação?

Ada foi a primeira programadora da história, projetando e explicando, a pedido de Babbage, programas para a máquina inexistente. Ada inventou os conceitos de subrotina, uma seqüência de instruções que pode ser usada várias vezes, loop, uma instrução que permite a repetição de uma sequência de cartões, e do salto condicional, que permite saltar algum cartão caso uma condição seja satisfeita.
Grace Murray Hopper  foi uma analista de sistemas da marinha americana nas décadas de 1940 e 1950. Foi ela que criou a linguagem de programação Flow-Matic, hoje extinta. Esta linguagem serviu como base para a criação do COBOL.




Link para a matéria

L1 - 5.O que caracterizou “A loucura de Babbage”?

Babbage teve muitas dificuldades com a tecnologia da época, que era inadequada para se construir componentes mecânicos com a precisão necessária. Com a suspensão do financiamento por parte do governo britânico, Babbage e Ada utilizaram a fortuna da família Byron até a falência, sem que pudessem concluir o projeto, e assim o calculador analítico nunca foi construído.



Link para a matéria

L1- 4.Qual foi a primeira máquina capaz de realizar cálculos?

A máquina Pascal, A calculadora usava engrenagens que a faziam funcionar de maneira similar a um odômetro. Pascal recebeu uma patente do rei da França para que lançasse sua máquina no comércio. A comercialização de suas calculadoras não foi satisfatória devido a seu funcionamento pouco confiável, apesar de Pascal ter construído cerca de 50 versões.




Link para a matéria

L1- 3.Descreva, em linhas gerais, os termos a seguir e dê um exemplo de objeto ou dispositivo associado a cada um deles:

a)    Processamento - Processamento é uma operação de transformação. No contexto das tecnologias de informação, significa transformar dados em informação. Um dispositivo associado é o processador. Que é um circuito integrado que controla as funções de cálculos e tomadas de decisões de um computador.

b)    Entrada – Por onde entram os dados para processamento, a partir de uma ação feita pelo usuário. Um exemplo de dispositivo de entrada é o teclado.
c)    Saída – Resultado da entrada e processamento dos dados. Um exemplo é o monitor.
d)    Armazenamento -O armazenamento de dados em um sistema de processamento de dados é feito quando da geração de um arquivo de dados, mediante a exibição de uma interface de usuário que permite a seleção, pelo usuário, de critérios de armazenamento para o arquivo de dados. Um exemplo, é o HD.




Link para a matéria

L1- 2. O que é um computador? Ilustre aplicações nas quais o uso do computador se torne necessário.

É uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. O computador pode ser utilizado no dia a dia, como ferramento de trabalho, pesquisa e ensino. O que possibilita um acesso rápido e eficaz a informação.


Link para a matéria.

L1- 1. O que você entende por Computação?

A computação pode ser definida como a busca de uma solução para um problema a partir de  dados enviados  e através de um algoritmo. 


Link para a matéria.